terça-feira, 1 de junho de 2010

Jorge Benjor os Alquimistas Estão Chegando

O início da Química

O que é alquimia, importância, os alquimistas, pedra filosofal e elixir da longa vida

democrito - alquimia
Demócrito: um dos mais importantes alquimistas da antiguidade

O que é

Podemos dizer que a alquimia é a mãe da química moderna. Ela envolvia aplicação de métodos de produção e transformação de elementos, porém sem as técnicas científicas de comprovação. Foi muito utilizada na antiguidade e Idade Média. Os árabes foram grandes pesquisadores da alquimia, introduzindo-a no continente europeu.

Procedimentos e objetivos

A alquimia misturava procedimentos primitivos de medicina e química com elementos de astronomia e magia. O grande objetivo da alquimia era a descoberta da pedra filosofal, capaz de transformar qualquer substância em ouro. Os alquimistas também buscavam encontrar a fórmula do elixir da longa vida, remédio que teria a capacidade de curar todas as doenças e garantir a saúde do ser humano por longo tempo ou torná-los imortais.

Podemos citar o filósofo Demócrito como um grande exemplo de alquimista da antiguidade. Viveu no século IV AC, na Grécia Antiga, e fez grandes descobertas relacionadas à composição da matéria e dos átomos.

Embora cercada de misticismo, a alquimia foi muito importante para o desenvolvimento das ciências, principalmente da química, pois favoreceu a descoberta de diversas substâncias e elementos.

Química: Descobrindo o Átomo (Prof. Toid)

Tabela Periódica Interativa

Ptable é uma tabela periódica interativa que indica, além do símbolo de cada elemento e seus números atômico e de massa, um link para se obter informações sobre cada um deles na Wikipédia. Também traz informações sobre a as temperaturas de mudança de estado, distribuição eletrônica de cada um dos elementos. A tabela está disponível em diversos idomas, inclusive português.
http:www.ptable.com/

O que é química?

Reação em cadeia